Cazenga - O primeiro paciente submetido a uma cirurgia robótica em Angola continua a recuperar de forma satisfatória, dois dias depois da operação, informou, esta quarta-feira, em Luanda, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.
A cirurgia robótica foi realizada no Complexo Hospitalar de Doenças Cardio Pulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, em Luanda, a um paciente de 60 anos com cancro da próstata.
Em declarações à imprensa, a ministra informou que o paciente fez as últimas 24 horas sem intercorrências (algum eventual problema inesperado) e que o mesmo encontra-se animado.
Sílvia Lutucuta referiu que o doente vai continuar a cumprir com as orientações médicas e de enfermagem para a sua rápida recuperação.
Nesta quarta-feira foi também realizada a segunda cirurgia robótica no Complexo Hospitalar Dom Alexandre a um paciente de 61 anos com cancro da próstata.
De acordo com a governante, além de casos de cancro da prostata, a cirurgia robótica em Angola, num futuro breve, vai ser estendida para outras especialidades como as cirurgias ginecológica, geral, torácica, neurocirurgia e ortopédica.
Estas cirurgias robóticas estão a ser conduzidas por uma equipa liderada pelo urologista oncológico americano Vitul Patel.
Refira-se que o cirurgião Vipul Patel desenvolveu, nos Estados Unidos da América (EUA), técnicas em cirurgia robótica, que se traduziram em atendimento e resultados significativamente melhores para os pacientes.
As inovações introduzidas pelo médico norte-americano ajudaram a melhorar o tratamento do cancro da próstata e o retorno precoce da continência urinária e da função sexual.
Acrescenta-se o facto de Vipul Patel ser o autor do primeiro livro sobre cirurgia urológica robótica, tendo escrito várias obras e publicado mais de 100 artigos em jornais e revistas.
O urologista oncológico já realizou mais de 18 mil cirurgias robóticas durante a carreira, sendo um formador que introduziu a cirurgia robótica, além dos EUA, no Brasil e na América Latina. KAM/MCN