Ondjiva - O representante interino da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Angola, Zabulon Yoti, reafirmou, esta quarta-feira, na província do Cunene, o compromisso da instituição em apoiar o Executivo na promoção dos cuidados primários de saúde, visando a melhoria da qualidade de vida das populações.
Ao intervir durante um encontro com parceiros da saúde no Cunene, Zabulon Yoti lembrou que a OMS actua em três pilares fundamentais, ligados à promoção da saúde, protecção dos serviços e o acesso das comunidades aos meios hospitalares.
“Como parceiro estratégico do Governo de Angola, vamos continuar a trabalhar para a revitalização dos cuidados primários e garantir que todos os angolanos, em particular as crianças, tenham acesso às vacinas e serviços de saúde de qualidade”, salientou.
Na ocasião, o responsável informou que, nos próximos dias, será lançada, em Angola, a vacina contra o cancro do colo do útero, de modo a reduzir o número de casos e garantir que as meninas estejam prevenidas desta doença.
Em relação à visita ao Cunene, fez saber que visou avaliar o trabalho que está a ser desenvolvido nas comunidades para a erradicação da dracunculose (doença do verme da guiné), que ocorre em animais, sobretudo nos municípios do Cuanhama e Namacunde.
Por seu turno, a directora do Gabinete Provincial da Saúde, Georgina Nunes, disse que a jornada de trabalho, de três dias, do representante da OMS permitirá identificar as necessidades e possíveis apoios para os vários programas do sector na região.PEM/LHE/MCN