Malanje- O representante interino da Organização Mundial da Saúde (OMS), Zabulon Yoti, reiterou hoje, em Malanje, o contínuo apoio ao governo provincial no combate aos casos de emergência, de saúde pública e de controlo das doenças transmissíveis e não transmissíveis.
Falando no final da audiência concedida pelo governador provincial de Malanje, Marcos Alexandre Nhunga, Zabulon Yoti referiu que o apoio consubstancia-se essencialmente em acções tendentes ao aumento da cobertura sanitária e de formação dos técnicos, rumo a prevenção e tratamento de doenças.
Apontou igualmente a humanização dos serviços de saúde, como linha de acção da OMS para a província, tendo realçado que a Organização tem para o país, projectos em curso voltados a assistência psico-social as pessoas que vivem com HIV/SIDA.
Durante a audiência foram abordadas questões relacionados com a nutrição, prevenção contra doenças e cuidados primários de saúde, bem como os resultados da campanha de vacinação contra a pólio decorrida de 6 a 8 deste mês, na província.
A visita a Malanje do representante interino da OMS, visa a assinatura de um protocolo de entendimento com a Universidade Rainha Nginga Mbande, no domínio da saúde. RM/NC/PBC