Caála - O representante interino da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Angola, Humphrey Karamagi, incentivou hoje, quinta-feira, o direccionamento das boas abordagens sanitárias às comunidades, no quadro do reforço das estratégias de prevenção epidemiológica.
O responsável falava num encontro com as autoridades administrativas, agentes comunitárias e os promotores de saúde dos municípios da Caála, Chinjenje, Longonjo e Ucuma, no corredor Oeste da cidade do Huambo.
Disse que a organização irá prosseguir com a orientação técnica para a definição das melhores abordagens em torno da prevenção epidemiológica e, ao mesmo tempo, aprofundar a parceria institucional com o Ministério da Saúde, visando o aperfeiçoamento das metodologias sanitárias mais apropriadas para as comunidades.
Afimou que o mais importante é a compreensão mais apurada do sector da saúde no país e na província do Huambo, em particular.
Informou que o contacto com as comunidades e as autoridades administrativas permitiu perceber melhorar as dificuldades do sector e reflectir a solução das mesmas.
O encontro serviu para conhecer as abordagens sanitárias locais e aprofundar as dinâmicas metodológicas, em termos de saúde para na redução dos casos de meningite, sarampo, tétano e outras doenças tropicais negligenciadas nas comunidades, com foco na redução da taxa de letalidade.
O município da Caála, por exemplo, registou, entre Janeiro e Setembro do corrente ano, registou 19 casos de meningite, 374 de sarampo, um casos de tétano e oito de raiva.
A OMS é a autoridade líder para a saúde no sistema das Nações Unidas. Liga parceiros e pessoas para promover a saúde, manter o mundo seguro e servir os vulneráveis, de modo que todos possam alcançar o máximo de bem-estar.LT/ALH