Saurimo - O Comité Provincial da Organização da Mulher Angolana (OMA), na Lunda Sul, reforçou, hoje, quarta-feira, em Saurimo, a campanha de prevenção contra a cólera, com a sensibilização dos vendedores do mercado do Candembe, a fim de observarem com rigor as medidas de preventivas contra a doença.
Na ocasião, a secretária provincial da OMA, na Lunda-Sul, Maria Mabaia, salientou que a campanha tem como foco principal informar as vendedoras a apostarem no saneamento básico e evitarem águas estagnadas, para se evitar contágio da cólera.
Lamentou o facto de muitos cidadãos negligenciarem a doença, apelando à mudança de postura, para o bem da comunidade.
Maria Mabaia ressaltou que a campanha teve maior incidência às senhoras, pelo facto de serem elas que comercializam verduras, que devem ser muito bem lavadas para o consumo.
Garantiu que para a mesma missão, foram mobilizadas uma centena de mulheres,e que vão levar acções pedagógicas nos restantes pontos da Lunda-Sul.
Por seu turno, o director do Gabinete Provincial da Saúde, Viegas de Almeida, enfatizou que a região até agora não registou nenhum caso e há condições criadas para conter a doença.
Apelou à população com sintomas de diarreia e vómitos a procurarem imediatamente um centro de tratamento de cólera ou unidade de saúde mais próxima.
Reforçou a necessidade das pessoas beberem muita água fervida ou tratada com cinco gotas de lixívia e prepararem soro caseiro.
O número de casos de cólera em Angola aumentou para 1.216, com 63 novos registos e mais três mortes, totalizando 48 óbitos desde o início do surto a 07 de Janeiro, segundo o último balanço oficial do Ministério da Saúde. EM/JW/SEC