Luanda - Uma Feira de Saúde, para a prestação de cuidados primários e aconselhamento jurídico, foi aberta hoje, quinta-feira, no bairro Sambizanga, município de Luanda, uma promoção do comité municipal da Organização da Mulher Angolana (OMA).
A feira, com atendimento em pediatria, medicina, laboratório, planeamento familiar, vacinação de rotina, contra a Covid-19 e palestras sobre os direito e deveres das mulheres, está a ser promovida em saudação ao Dia Internacional da Família, a comemorar-se no próximo domingo, 15.
No acto de abertura, a primeira secretária provincial de Luanda da OMA, Ana Alves, defendeu a necessidade de se reforçar a consciencialização para a formação de famílias coesas, por ser o suporte da sociedade, onde mulheres e homens são chamados a ter responsabilidades.
Disse que a OMA tem registado com preocupação os casos de violência doméstica e contra menores no seio familiar, apontando como perigosa por ter a cobertura, em alguns casos, dos próprios progenitores.
"É preciso o reforço da consciencialização de todos os membros do agregado para construir um lar harmonioso e estável", disse ainda Ana Alves.
Para além das consultas e o apoio de fórum jurídico, a OMA vai ainda oferecer sopa para cerca de 200 pessoas e lanches aos moradores dos arredores do antigo mercado do Roque Santeiro/Sambizanga aonde se realiza a Feira.
Dia Internacional da Família é celebrado anualmente a 15 de Maio, uma data escolhida pela Assembleia Geral da ONU.
A celebração do Dia Internacional da Família visa, entre outros objetivos, destacar a importância da família na estrutura do núcleo familiar e o seu relevo na base da educação infantil.
Reforçar a mensagem de união, amor, respeito e compreensão necessárias para o bom relacionamento de todos os elementos que compõem a família e chamar a atenção da população para a importância da família como núcleo vital da sociedade e para seus direitos e responsabilidades.