Luanda – Oitenta e sete doentes hemofílicos estão a ser acompanhados pelo Centro de Atendimento ao Doente Anémico (CADA) do Hospital Pediátrico David Bernardino, anunciou, neste sábado, o secretário de Estado para a Área Hospitalar, Leonardo Europeu Inocêncio.
Dos doentes sob acompanhamento, 73 padecem com hemofilia A e 14 com a hemofilia B, com idades compreendidas entre 1 e 49 anos.
A hemofilia é uma doença genética, essencialmente, hereditária que compromete a capacidade do corpo em formar coagulados sanguíneos, um processo necessário para parar as hemorragias.
Existem a hemofilia A, causada por deficiência de factor de coagulação oito, e a B de factor de coagulação nove, que são geralmente herdados de um dos progenitores por via de um cromossoma 10 com um gene não funcional.
Dados existentes apontam que, em Angola, existam cerca de três mil dentes hemofílicos.
Leonardo Europeu Inocêncio, que falava por ocasião do Dia mundial da Hemofilia, avançou que cinco doentes são da província do Huambo, dois do Bié, um do Cuanza Norte e um do Cuanza Sul, sendo que mais de 50% têm complicações articulares.
Já o presidente da Liga dos Amigos e Doentes Hematológicos de Angola (LADHA), José António, considera fundamental que se mude o quadro, visto que os medicamentos para esses pacientes continua a ser uma preocupação.
De acordo com o responsável, é primordial que os pacientes sejam assistidos regularmente e não apenas quando estão em momentos de crises.
A LADHA, por ser uma associação sem fins lucrativos, conta com o apoio da Federação Mundial da Hemofilia e do Ministério da Saúde.
A propósito da doença, o estudante universitário, Adilson Gourgel, de 27 anos, relata que o primeiro sinal da doença foi após ter tomado a vacina de BCG, mas só em 2006, depois da extracção de um dente que causou hemorragia, obrigando-o ao internamento, foi diagnosticado com a doença de hemofilia.
Adilson Gourgel aponta que a fase mas difícil da doença tem sido desde que completou a idade adulta, com intensas dores nas articulações, desgaste provocado pela patologia.
O jovem lamenta a demora para a sua evacuação para o exterior do país, para aplicação de prótese nos joelhos.