Benguela – Seiscentos e três novos agentes de saúde recebem, desde terça-feira, em Benguela, as suas Guias de colocação para exercerem actividade nos 10 municípios da província, soube hoje a ANGOP.
Este grupo faz parte dos candidatos aprovados no concurso público de 2019/2020, tendo sido enquadrados, numa primeira fase, apenas 434 técnicos, que haviam alcançado as melhores notas.
A propósito, o director províncial da Saúde, Manuel Cabinda, considerou que o recrutamento dos agentes, entre médicos, enfermeiros e técnicos de diagnóstico, vai reflectir-se na melhoria da qualidade dos serviços prestados nas unidades sanitárias.
Na mesma senda, adiantou que os horários de atendimento, em determinadas unidades, poderão ser alargados, principalmente nos postos e centros de saúde, localizados em zonas longínquas, onde os técnicos são hoje escassos.
Segundo Manuel Cabinda, o Executivo constatou que o principal constrangimento do sector estava relacionado com a escassez de infra-estruturas e de pessoal qualificado, daí que, desde 2017, foram enquadrados dois mil 421 novos agentes em Benguela, entre médicos e técnicos de diferentes especialidades, que se juntaram aos cinco mil e 25 funcionários existentes na altura.
“Deste modo, o Executivo está a fazer a sua parte, todavia, urge pedir aos recém-ingressados que respondam igualmente com responsabilidade, fazendo aquilo que se deseja, ou seja, prestar serviços humanizados, tratando os pacientes com conforto, para que sintam a presença dos técnicos de saúde”, defendeu.
Rosa Songa Pedro, técnica de diagnóstico terapêutico, que foi colocada no município da Catumbela, referiu que vai àquela localidade com o espírito de servir da melhor maneira as populações, enquanto Félix Mendes, encaminhado para o Hospital Geral de Benguela, secção de hemoterapia, prometeu dar o seu "melhor em prol dos concidadãos".
Domingos Tchisselele, técnico de análises clínicas, colocado no município de Caimbambo, disse desconhecer a região aonde foi encaminado, mas garantiu que vai aplicar o que seu saber em prol das comunidades, com humildade e humanismo.