Cazenga- O Ministério da Saúde (MINSA) recebeu, nesta sexta-feira, em Luanda, sete ambulâncias, uma doação da Embaixada da Coreia em Angola, destinado ao reforço da frota para o transporte de pacientes.
O acto aconteceu no CECOMA e foi testemunhado pelo Embaixador Extraordinário e plenipotenciário da República da Coreia em Angola, Kwang-JinChoi, Secretários de Estado para Área Hospitalar, Leornado Inocencio , para Área de Saúde Pública, Pinto de Sousa entre outros.
Ao falar a margem do acto, a ministra da Saúde, Silvia Lutucuta, disse que a doação das ambulâncias representa muito mais do que veículos. Elas são instrumentos de esperança, dignidade e cuidado, dai reconhecer o papel do Governo da República da Coreia em Angola e seu Executivo que tornaram esta intenção possível.
Sublinhou que esses meios chegaram no momento propício, uma vez que o sistema de saúde enfrenta desafios diários, quanto ao transporte adequado e ágil que é vital para salvar vidas.
"Cada uma dessas ambulâncias será usada com responsabilidade e dedicação, assegurando que aqueles que mais precisam recebam atendimento rápido e de qualidade", enfatizou.
Sílvia Lutucuta realçou que esta doação é um exemplo inspirador de solidariedade e responsabilidade social. “ Vocês demonstraram que o investimento no cuidado com o próximo não é apenas um acto de bondade, mas um dever que fortalece a sociedade como um todo”.
Sublinhou estar certa que para as equipas de saúde, que se dedicam incansavelmente a socorrer a população, este presente será uma ferramenta adicional para que continuem a desempenhar o seu papel com excelência.
Ressaltou que este momento não é apenas de gratidão, mas de compromisso em cuidar bem deste recurso recebido e de redobrar esforços para melhorar o atendimento à saúde na sociedade e honrar a confiança depositada ao pais.
Segundo a ministra, o Governo de Angola e da Coreia têm vindo a desenvolver acções de cooperação na área de Saúde, com alguma regularidade.
Dai que, prosseguiu, em 30 de Abril do corrente ano, os dois Governos rubricaram o "Memorando de Entendimento entre os Ministérios da Saúde sobre a cooperação no domínio da saúde. PLA/ACS/SEC