Zango - A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, mostrou-se, este sábado, em Luanda, satisfeita com o nível de execução da obra do futuro Hospital Geral de Viana, a ser inaugurado em Abril próximo.
A governante, visivelmente satisfeita, disse à imprensa que a construção da infra-estrutura está a 97 por cento do nível de execução.
Afirmou que verificou um avanço substancial da mesma e garantias, por parte do empreiteiro, de entrega no final do mês de Março, para ser inaugurado em Abril.
Assegurou que a unidade hospitalar vai contar com equipamentos de ponta, uma capacidade de 300 camas, com particularidade de 150 para crianças, bem como melhores condições para o trabalho humanizado.
A ministra lembrou que após a sua inauguração, o hospital vai herdar toda a actividade do Hospital Americo Boavida, uma vez que parte da sua infra-estrutura está em obra de reabilitação e ampliação, estando a funcionar com metade da sua capacidade.
Indicou ainda que o Hospital Geral de Viana vai poder atender também os pacientes provenientes dos municipios do Cazenga e Cacuaco, tendo em conta a sua localização geografica.
Avaliada em 125 milhões e 500 mil euros, a unidade sanitária poderá empregar mil e 200 funcionários, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de imagiologia e de laboratório.
Terá cinco salas de operação, oito enfermarias para internamento, um centro de diagnóstico centralizado, entre outros.
O serviço de emergência contará com os sectores de obstetrícia e ginecologia, pediatria, ortopedia e medicina-geral.
Nas consultas externas, haverá clínica-geral, cardiologia, neurologia, otorrino, oftalmologia, ortopedia/traumatologia, ginecologia/obstetrícia, estomatologia, urologia, cirurgia geral, anestesiologia e oncologia.
A ministra da Saúde visitou igualmente as obras do futuro Hospital Geral de Cacuaco. NGS/DP/VIC