Moçâmedes - Setecentos e doze cidadãos residentes na província do Namibe testaram positivos ao VIH/Sida, dados avançados hoje pela supervisora provincial do referido Programa, Vitória Gaspar.
Desses casos, 200 são crianças dos dois aos 14 anos de idade, conforme a responsável, afirmando serem resultado de 737 mil testes feitos de Janeiro a Outubro deste ano, tendo sido registados 24 óbitos.
A supervisora que falava numa palestra interactiva que reuniu adolescentes, jovens e adultos, numa coordenação do programa “ Nascer Livre para Brilhar”, no âmbito do dia internacional da luta contra o Sida, abordou sobre a saúde reprodutiva dos seropositivos, conceitos das doenças de transmissão sexual , tendo apontado a poligamia, homossexualidade e o uso das drogas como factores de propagação da doença.
Sem avançar dados comparativos, a responsável aconselhou aos adolescentes e jovens a pautar por um caminho regrado, abstendo-se de todas as práticas sexuais desprotegidas, por formas a evitar-se contágio de doenças sexualmente transmissiveis e do HIV/SIDA.
“A doença está a contaminar todas as idades, pois é preciso que os mais pequeno apostem primeiro na sua formação e não se desviem do caminho da sexualidade, pois está acarreta consigo inueros problemas, como várias doenças que levam a destruição psicologica, fisisca e mental do cidadão infectado”, aconselhou.
Para as familias seropositivas, aconselhou a terem apenas um parceiro, por forma a evitar a propagação da doença, devendo seguir as regras sanitárias, quando quiserem ter filho.