Moçâmedes - O governador da província do Namibe, Archer Mangueira, apelou, esta sexta-feira, aos pais e encarregados de educação a levarem as crianças menores de cinco anos aos postos de vacinação, visando imunizá-las contra a poliomielite.
Ao intervir no acto provincial de abertura da campanha de vacinação contra a pólio, a decorrer de 17 a 19 deste mês, o governante pediu o engajamento de toda a sociedade nesta actividade, de modo a garantir que todos os petizes abrangidos possam receber a gota milagrosa e assim estarem livres do vírus da pólio.
“Aproveito a oportunidade para fazer um apelo a todos os pais e encarregados de educação de crianças com idades inferiores a cinco anos para trazerem as mesmas para esta campanha de vacinação”, sublinhou.
Por seu turno, o director do Gabinete Provincial da Saúde, Coríntios Miguel, disse que as autoridades sanitárias pretendem vacinar 114 mil e 559 crianças, tendo sido mobilizados 946 profissionais, entre vacinadores, registadores e mobilizados, agrupados em 227 equipas.
A realização da campanha surge devido à confirmação de poliovírus derivado da vacina tipo 2 (PVDV2) em amostras ambientais de água de esgotos recolhidas em Luanda, pelo Laboratório de Referência da Organização Mundial da Saúde na África do Sul, em 25 de Janeiro de 2024.
Este isolamento ocorreu num lugar de recolha de amostras da vigilância ambiental da Pólio na centralidade do Sequele, município de Cacuaco, no dia 5 de Dezembro de 2023.
Em resposta a esta situação, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou com carácter imperativo a realização de duas rondas de vacinação contra a Poliomielite para evitar que os ganhos alcançados em 2014, com o Certificado de Erradicação da doença em Angola, sejam comprometidos.
De acordo com o sequenciamento genético, o vírus apresenta um vínculo com um vírus de pólio reportado na República Democrática do Congo, concretamente na província do Cassai Oriental (RDC-KAS-KSH-23-010), sendo classificado como c-PVDV-2 (Poliovírus Derivado da Vacina Tipo-2 Circulante).
No dia 27 de Fevereiro de 2024, foi confirmado num sítio de recolha de amostras de vigilância ambiental da pólio no município de Huambo, e o sequenciamento genético desse vírus mostra que está geneticamente ligado ao vírus detectado no município de Cacuaco, em Luanda.FA/MCN