Moçâmedes - Efectivos do Comando Provincial da Polícia Nacional do Namibe realizaram hoje, segunda-feira, uma doação de sangue a hospitais locais, no âmbito do programa do seu 47º aniversário que se assinala no próximo dia 28.
A referida campanha contou com o envolvimento de 50 efectivos previamente selecionados e dela resultaram 31 bolsas de sangue.
O director do Gabinete Provincial da Saúde no Namibe, Coríntios Miguel, agradeceu o o gesto solidário e apelou aos demais organismos a seguirem o o exemplo, para que o centro de hemoterapia tenha sempre stock de sangue e assim acudir os pacientes que necessitam desse líquido.
“Esperamos que o gesto não seja somente em alusão a efemécride, mas que se repita trimestralmente para garantir Stock permanente, pois aqui o nosso apelo vai igualmente para outros organismos, igrejas, organizações juvenis e outras a aderir esta campanha de doação de sangue", disse o responsável.
Para que não haja rotura de stock de Sangue, o governo da província do Namibe realizou hoje uma campanha de sensibilização junto aos fiéis da igreja Tocoista a aderirem ao “ Clube Salva Vida” que visa a doação de sangue.
Nessa campanha de sensibilização, a vice-governadora para o sector Político, social e económico, Anica de Sousa, apelou a sensibilidade da comunidade cristã em doar sangue, para que o doente encontre sangue no hospital o devido socorro, evitando deste modo a doação de forma emergencial.
A governante apelou aos cristão a pautar pelo espírito de humanismo, solidariedade e amor ao próximo, aderindo ao Clube dos dadores voluntários, denominado Salva Vidas .
Anica de Sousa referiu ainda que durante o ano findo, quatro mil 946 casos de anemia foram registados a nível da rede sanitária da Província e 54 pessoas perderam a vida por falta de sangue. FA/MS