Calumbo - O município de Calumbo, província de Icolo e Bengo, conta com um ponto de controlo da cólera, instalado no centro de saúde do Zango 1, zona das instalações da Empresa Pública de Águas (EPAL).
A informação foi avaliada, nesta sexta-feira, à ANGOP pela directora municipal da Saúde da circunscrição, Filomena Bessa, que apesar de não ter registado nenhum caso da doença estão engajados num trabalho árduo para combater desta enfermidade.
A responsável afirmou que em cada unidade sanitária estão criados condições de emergências para o rastreio de pacientes que apresentarem sintomas e fazer o respectivo despiste. A par disto estão equipas de saúde pública no campo para sensibilização das populações.
A cólera é uma doença transmitida por água não tratada, alimentos contaminados, manipulação de alimentos com mãos sujas entre outras formas.
O sintoma clássico é a grande quantidade de diarreia aquosa com duração de alguns dias. Podem também ocorrer vómitos e cãibras musculares.
As medidas de prevenção da doença passam por lavagem frequentemente das mãos com água e sabão, manter a higiene pessoal de toda a família, tratamento da água para beber com cinco gotas de lixívia em cada litro e esperar 30 minutos antes do consumo, ou ferver a água durante 20 minutos.NGS/DP