Talatona - Perto de 10 mil famílias do município do Talatona, em Luanda, beneficiaram hoje, sexta-feira, de assistência médica e medicamentosa, numa campanha de intervenção comunitária denominada “Saúde à Porta de Casa”.
Para o efeito, foram destacados mais de 400 profissionais dos serviços de saúde a nível de todos os municípios de Luanda, com objectivo de atingir os nove bairros do distrito urbano da Camama.
A campanha de prevenção que vai já na sua quinta edição, tem registada a malária, doenças respiratórias agudas, dermatológicas e diarreicas como patalogias mais frequentes na zona, em idosos e crianças dos zero aos 10 anos de idade.
Em declarações à imprensa, o administrador municipal de Talatona, Rui Duarte, considerou de excelente a iniciativa, por ajudar a colmatar a carência, em termos de assistência existentes no município, com destaque para as crianças com vacinas em atraso, tanto de carácter obrigatório como as da COVID-19.
A nível do município disse, vão se multiplicar iniciativas do género para ajudar aquelas pessoas que têm dificuldades em se deslocar a uma unidade sanitária.
“As crianças e os idosos precisam de uma atenção especial, a tensão alta e as doenças cardiovasculares são as que mais se constataram”, disse.
Para Rui Duarte, os mais velhos devem continuar a ser sensibilizados sobre os cuidados de saúde, desde alimentação e as idas constantes aos centros de saúde.
Por sua vez, o director provincial de Saúde, Manuel Duarte Varela, sublinhou que a campanha visa atingir os cidadãos que se encontram em municípios mais críticos de Luanda.
Para a campanha, segundo Manuel Varela, está agendada consultas domiciliares, vacinação integrada, inclusive à Covid-19, aconselhamento sobre VIH-SIDA, fumigação intradomiciliar e extradomiciliar com vista a melhorar a saúde das comunidades.
A campanha de intervenção comunitária, de realização semanal, denominada “Saúde à Porta de Casa” lançada em Fevereiro do corrente ano, já passou pelos municípios de Luanda, Cacuaco e Viana.
A decorrer até ao final do ano, o próximo município a ser abrangido será do Cazenga.GIZ.MAG.