Menongue – A vice-governadora para o sector político, social e económico do Cuando Cubango, Helena Chimena, convidou, neste domingo, em Menongue, as mulheres no sentido de serem activistas sociais, levando informações nas comunidades sobre o cancro da mama.
Helena Chimena, que falava durante a abertura do chá de consciencialização e beneficência sobre o cancro da mama, disse que as mulheres devem ter a missão de levar tais informações uma vez que muitas desconhecem os verdadeiros factores de risco para o desenvolvimento da doença cancerígena.
Incentivou as mulheres a realizarem exames regulares do cancro da mama, para prevenir a doença.
Lembrou que o executivo tem em carteira políticas públicas de controlo do cancro, que visam reforçar, prevenir e tratar a doença, que já é considerada problema de saúde pública.
Na sua intervenção, o director da maternidade provincial do Cuando Cubango, Fernando Vicente, informou que, durante o ano em curso, apenas oito mulheres fizeram consulta de rastreio do cancro da mama ao nível da província do Cuando Cubango, sem casos positivos.
Por isso, convidou as mulheres no sentido de participarem da consulta de rastreio, que será realizada no dia 28 do mês em curso, no hospital geral do Cuando Cubango.
No encontro, foram abordadas as causas possíveis, o rastreio, sintomas, diagnóstico, tratamento, bem como informação para ajudar as mulheres com cancro da mama a lidarem com a doença.
O Outubro Rosa é celebrado anualmente com o objectivo de compartilhar informações e promover a consciencialização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. LMZ/FF/PLB