Luanda – Funcionários do Ministério das Relações Exteriores (MIREX) de Angola, entre os quais diplomatas, sensibilizaram este sábado, em Luanda, os cidadãos, ao rastreio e diagnostico precoce do câncer da mama, em alusão ao Outubro Rosa.
Com efeito, este departamento ministerial realizou, na Academia Diplomática “Venâncio de Moura”, uma actividade recreativa, que visou sensibilizar e informar sobre a prevenção e combate ao câncer da mama.
De acordo com uma nota de imprensa a que a ANGOP teve acesso, o evento contou com a participação de Directores Nacionais das diferentes áreas geopolíticas do MIREX, chefes de departamento e técnicos.
“A actividade teve início logo pela manhã com as palavras de boas-vindas do diplomata Marcos Barrica, director-geral da Academia Diplomática Venâncio de Moura, que saudou a todos os presentes e enalteceu a importância do evento”, lê-se.
Acto contínuo, os presentes participaram de uma palestra sobre “A importância da sensibilização e prevenção do câncer da mama”, tendo destacado o papel fundamental da detecção precoce para o aumento das taxas de sobrevivência e para a saúde das mulheres.
A palestrante Felismina Neto, debruçou-se sobre “A prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) ”, e sublinhou a necessidade de um diálogo aberto sobre a saúde sexual e a importância de práticas preventivas.
O programa da actividade congregou ainda diversas iniciativas de bem-estar e integração social, como jogos recreativos, uma animada aula de zumba e momentos de dança, culminando com um almoço de confraternização entre os participantes.
A iniciativa visou fortalecer os laços de solidariedade e reforçar a importância de campanhas de saúde pública, que contribuem para uma maior consciencialização sobre temas de prevenção e saúde da mulher.
Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controlo do câncer da mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação estado-unidense Susan G. Komen for the Cure.
A data, celebrada anualmente, tem como objectivo partilhar informações sobre o câncer da mama e, mais recentemente, o câncer do colo do útero, promover a conscientização sobre essas doenças, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuir para a redução da mortalidade.
O nome da campanha remete à cor do laço que é um símbolo internacional usado por indivíduos, empresas e organizações na luta e prevenção do câncer da mama. AJQ