Luena – Os hospitais de referência da província do Moxico beneficiaram (quinta-feira), de cinco toneladas de medicamentos diversos, doados pelo Secretariado Provincial do MPLA, no quadro das acções de solidariedade da formação política.
Trata-se do Hospital Geral (HGM) e da Maternidade Provincial do Moxico, que beneficiaram, essencialmente, de anti-palúdicos, antibióticos, cadeiras de roda e outros materiais gastáveis, com vista ao reforço da assistência médica e medicamentosa aos pacientes.
Em declarações à imprensa, o segundo secretário provincial do partido, Bento Paulino, encorajou os enfermeiros e médicos no sentido de continuarem a desempenhar com zelo e humanismo a profissão, com vista à redução da taxa de mortalidade na região.
Realçou que o MPLA decidiu juntar-se às acções do governo, suprindo, na quadra festiva, as necessidades de algumas famílias, para a celebração condigna do Natal.
Por sua vez, o director do HGM, Zadoque Miza, ressaltou o gesto do MPLA, afirmando que poderá minimizar a necessidades desta unidade sanitária, que em média atende cerca de 500 pacientes/dia.
A unidade sanitária é assegurada por 57 médicos e 210 enfermeiros, possuindo 400 camas para os serviços de internamento.
Já a directora da Maternidade Provincial, Irondina Júlio, destacou a iniciativa do MPLA, tendo apelado para o reforço dos recursos humanos, uma vez que a unidade dispõe apenas de cinco especialistas ginecologistas para suprir a procura.
Em média, naquela unidade, são realizados 25 partos por dia. A unidade regista sete casos de abortos/dia.MT/TC/HD