Luena – Duzentas e 21 vagas estão disponíveis para ingresso no sector da saúde, na província do Moxico, em diversas categorias no quadro do concurso público que prevê inserir no sistema sanitário oito mil profissionais, em todo país.
O concurso aberto a três de Junho do corrente mês, obedece o Decreto Presidencial nº 102/11,de 23 de Maio e nos termos de referência, constantes no despacho conjunto dos Ministérios da Administração do Território e Reforma do Estado, Administração Pública, Trabalho e Segurança Social e da Saúde.
Trata-se de 86 vagas para a carreira de enfermagem, 52 para carreira de técnico de diagnóstico e terapêutica e 38 para médico interno.
Há ainda, quatro vagas para carreira de médico assistente, cinco condutores de ambulância, oito vigilantes, igual número de maqueiros, nove secretários clínicos para as carreiras de apoio hospitalar e no regime geral estão contadas 11 vagas.
As inscrições para o concurso público do Ministério da Saúde, que decorrem via online, têm o encerramento previsto para o dia 7 de Julho.
Dados do Gabinete Provincial da Saúde indicam que a província conta com um total de dois mil e 300 técnicos, entre os quais 126 médicos, 220 enfermeiros licenciados, 877 técnicos médios de enfermagem, 64 técnicos de diagnóstico terapêutico, entre outros.