Luena – Setecentos e três casos de mordeduras de cães foram registados na província do Moxico pelo Departamento de Saúde Pública em 2024, mais 237 casos em comparação com igual período anterior, soube esta sexta-feira a ANGOP.
Segundo o director do Gabinete Provincial da Saúde no Moxico, Tiago Mario, o município do Luena foi a região que registou mais casos, com um total de 612, seguido pelo Lumbala Nguimbo (36), e Cangamba com 11.
Ao apresentar o balanço dos indicadores dos principais programas de saúde pública da região, disse que nesse período foram registados quatro casos de raiva, sem provocar mortes.
Apontou a negligência por parte dos criadores de animais de estimação como as principais causas das mordeduras.
Recomendou às vítimas de mordeduras a tomarem medidas preventivas, pautando a lavagem do local da mordedura com água e sabão.
O gestor público reiterou que o sector vai continuar a desenvolver acções com vista à melhoria da assistência médica e medicamentosa à população.
A província do Moxico conta com mais de 700 mil habitantes, distribuídos em 12 municípios, nomeadamente, Alto Cuito, Camanongue, Cangamba, Cangumbe, Leua, Lucusse, Luena, Lutembo, Lumbala Nguimbo, Ninda, Chiúme e Lituai. MT/TC