Cuito – As autoridades sanitárias da província do Bié registaram, durante os primeiros seis meses deste ano, 592 mortes por malária, contra 869 do período anterior, de um total de 592 mil e 229 novos casos notificados da doença.
Os municípios do Cuito, Camacupa e Andulo lideam a lista de óbitos, com 336, 79 e 69, respectivamente, enquanto o Cuemba foi o que menos mortes registou, com 14.
Em declarações hoje à ANGOP, o chefe de saúde pública e controlo de endemias, Isaías Sambunga Cambissa, referiu ser intenção das autoridades locais reduzir, cada vez mais, o surgimento de novos casos assim como de mortes.
Fez saber que, entre as medidas que visam diminuir o índice de morbi-mortalidade implementadas pelas autoridades, constam a distribuição de mosquiteiros tratados com insecticidas, palestras de sensibilização, treinamento do pessoal médico, pulverização de residências e combate às águas estagnadas.
Isaías Cambissa aconselhou as populações a darem mais importância à prevenção, sobretudo na luta contra o mosquito transmissor da doença, de forma a reduzir-se cada vez mais os índices de morbi-mortalidade no seio das comunidades. AS/PLB