Luanda - O Ministério da Saúde advertiu, esta sexta-feira, que será implacável contra actos médicos que violem a ética e deontologia profissional.
Um comunicado lido pelo secretário de Estado para a Saúde Pública, Pinto de Sousa, num encontro com funcionários do Hospital Américo Boavida (HAB), recorda que a actuação dos profissionais de saúde deve ser alicerçada com base nos pilares éticos, deontológicos e humanos.
Pinto de Sousa asseverou que as sanções para os que não cumprem o juramento feito serão pesadas, lembrando aos participantes do encontro que as mesmas estão espelhadas no Código de Ética, e que vão desde a admoestação até à retirada da cédula profissional.
Em relação ao caso do jovem que perdeu a vida à porta do Hospital Américo Boavida, esclareceu que o inquérito prossegue para se apurar o que aconteceu de concreto e, tão logo termine, o Ministério da Saúde tornará público as conclusões.
Na última terça-feira, um jovem perdeu a vida à porta do Hospital Américo Boavida, por alegada negligência médica, um caso que viralizou nas redes sociais através de um vídeo.
Segundo a mãe do malogrado, o filho começou a fazer febres repentinamente, tendo sido socorrido pelos vizinhos até ao hospital, onde viria a falecer por falta de assistência médica. LIN/ART