Luanda – O Ministério da Saúde deu a conhecer a criação de uma Comissão de Inquérito Multidisciplinar no sentido de apurar as causas do falecimento de uma criança, diagnosticada com raiva, alegadamente por negligência médica.
Numa nota a que a ANGOP teve acesso este domingo (17), o Ministério da Saúde lamentou o sucedido e endereçou, à família enlutada, os mais sentimentos de pesar pelo infausto acontecimento.
Face à ocorrência e eventuais circunstâncias em que ocorreu a morte, numa das unidades sanitárias da província de Benguela, acrescenta que “o MINSA está a trabalhar para apurar as causas e tudo fará a fim de esclarecer com transparência o caso e responsabilizar administrativamente os presumíveis prevaricadores”.
Por outro lado, salienta que colaborará com as instituições afins para eventual responsabilização ético-deontológica, civil e criminal.
De igual modo, reafirmou o compromisso de zelar com os mais altos padrões de humanização e segurança a todos os utentes que ocorram às unidades sanitárias, na consecução de um direito constitucional consciente de que o bem vida é inalienável e a sua salvaguarda deve merecer toda a atenção e prioridade dos profissionais de saúde e não só.
Mordida por um cão, a menina de 6 anos veio a falecer por alegadamente não lhe ter sido administrado em tempo útil a vacina contra a raiva. SC