Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Ministro apela ao engajamento das IES no combate à cólera

     Saúde              
  • Luanda • Sexta, 14 Fevereiro de 2025 | 19h56
Ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnológia, e Inovação, Albano Vicente Lopes Ferreira
Ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnológia, e Inovação, Albano Vicente Lopes Ferreira
Joaquina Bento-ANGOP

Luanda - O ministro do Ensino Superior, Tecnologia, Ciência e Inovação, Albano Ferreira, apelou hoje, sexta-feira, no Namibe, ao engajamento das Instituições de Ensino Superior (IES) para apoiar no combate ao surto de cólera que se vai espalhando um pouco por todo o país.

Numa nota deste órgão enviado à ANGOP, o governante ressaltou pretenderem que os docentes, estudantes e investigadores do sector apoiem essa campanha de carácter multisectorial orientada para o combate desta doença.

Isso, refere, deve acontecer inclusive com uma "atitude de voluntariado", dando nota das evidências recentes que surgem de casos de sarampo que também estão a surgir na parte leste do país.

Segundo o boletim informativo do Ministério da Saúde (MINSA), que procede à actualização diária dos dados da cólera em Angola, cento e vinte cinco novos casos  foram registados nas últimas 24 horas, nas províncias de Luanda, Bengo, Icolo e Bengo, Cuanza-sul e Malange.

Os casos foram confirmados pelo Centro de processamento de Dados do Sistema de Vigilância Epidemiológica da Direcção Nacional de Saúde Pública.

Desde o inicio do surto, na primeira semana de Janeiro de 2025, foram reportados um cumulativo de 3.543 casos, sendo 1.753 em Luanda, 1.297 no Bengo, 446 no Icolo e Bengo, 20 no Cuanza-Sul, sete em Malanje, seis no Huambo, igual número na Huíla, cinco no Zaire, dois no Cuanza-Norte e um no Cunene, com idades compreendidas entre dois e cem anos.

Ocorreram desde o início do surto 117 óbitos, dos quais 55 em Luanda, 45 no Bengo, 15 no Icolo e Bengo e dois no Cuanza-Sul.

A cólera é uma doença bacteriana infecciosa intestinal aguda, transmitida por contaminação fecal-oral directa ou pela ingestão de água ou alimentos contaminados,  cujos sintoma principal é a diarreia aquosa, com ou sem vómitos, dor abdominal e cãibras musculares. Quando não tratada prontamente, pode ocorrer desidratação intensa, levando a graves complicações ou até mesmo a óbito. SEC





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+