Luau - A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, garantiu a existência de serviços de alta complexidade no Hospital Geral Luau, inaugurado este sábado, após beneficiar de ampliação e modernização.
Conforme a governante, que falava após inauguração da referida infra-estrutura de 104 camas, baptizado por hospital "4 de Abril", a unidade prevê prestação dos cuidados primários de saúde e serviços de média e alta complexidade.
Com o seu funcionamento, disse, a unidade vai reduzir as evacuações para a sede provincial (Luena), províncias vizinhas (Lunda Sul e Lunda Norte), bem como para os países fronteiriços, nomeadamente República Democrática do Congo (RDC) e Zâmbia.
Está, igualmente, salvaguardada a qualidade no atendimento aos pacientes, baseada na ética e eficiência.
O HGL está localizado na rua 26 de Agosto, Zona B, no município fronteiriço do Luau, congrega mais 117 habitantes.
Entre as áreas que possui, destaca-se um laboratório de bioquímica, blocos operatórios, raio x, neonatologia, salas de triagem e espera, duas farmácias, Incineradora, morgue, 12 consultórios médicos, casa residenciais para os profissionais, dormitórios, alpendre para paciente com capacidade de 150 cadeiras, armazéns.
Construída pela empresa Les Greus Technology, Lda e fiscalização está sob alçada das empresas Bermaq, Lda e CJMX, Lda, respetivamente, custou três bilhões 955 milhões e 746 mil kwanzas, no âmbito das prioridades do Programa Integrado de Intervenção aos Municípios (PIIM).
Com a inauguração deste grande hospital, a província do Moxico passa a ter 158 unidades sanitárias. Na região, o gabinete da Saúde controla dois mil e 422 funcionários, entre médicos, enfermeiros, técnicos de diagnósticos e terapeutas, bem como de pessoal administrativo.
O Luau é um dos nove municípios da província do Moxico com 117 mil e 215 habitantes (projecção, de 2023/24, do Instituto Nacional de Estatística - INE). Está localizado a 334 quilómetros a leste da cidade do Luena. TC/YD