Cazombo - O Governo tem em carteira a construção de um novo Hospital Geral do Moxico Leste, a ser erguido no Cazombo, sede de uma das mais recente província resultante da nova Divisão Politico-Administrativa (DPA).
O anúncio é da ministra da Saúde, Silvia Lutucuta, que visitou hoje a província do Moxico Leste, reiterando que existe um plano de reabilitação, ampliação e construção de novo Hospital Geral de Cazombo, com vista à oferecer melhores serviços de saúde à população.
Segundo a ministra, o sector que dirige está a efectuar o levantamento das necessidades dos recursos humanos da região e de outras necessidades para o reforço da logística de medicamentos e formação de quadros.
Em Cazombo, capital da província do Moxico Leste, a ministra constatou o funcionamento do Hospital Municipal de Cazombo, cujo funcionamento e serviços são limitados, bem como o estado das infraestruturas de saúde.
Quanto à vigilância epidemiológica, disse que Cazombo debate-se com um surto de sarampo, anunciando o reforço da campanha de vacinação de bloqueio para evitar a propagação da doença.
"Precisamos tomar as medidas adequadas, sensibilizando as famílias para levarem as crianças às vacinas", apelou.
Com mais de 300 mil habitantes, a província do Moxico-Leste surgiu ao abrigo da nova Divisão Político-Administrativa (DPA) de Angola, aprovada em Agosto último pela Assembleia Nacional.
Limita-se a Norte com a província da Lunda-Sul, a Oeste e Sul com a província do Moxico e a Leste com a República Democrática do Congo e a Zâmbia
A região conta com nove municípios, designadamente Caianda, Cameia, Cazombo, Lago Dilolo, Lóvua do Zambeze, Luacano, Luau e Nana Candundo. TC/YD