Luau - O Hospital Municipal do Luau, na província do Moxico, reabilitado e ampliado para 108 camas, poderá ser reinaugurado em Abrir do corrente ano, anunciou, esta quarta-feira, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.
Com 97 por cento de execução física e 73 por cento de apetrechamento, a infra-estrutura hospitalar contará com 42 salas de internamento para medicina, 30 na pediatria, urgência (21), maternidade (15), assim como 12 consultórios médicos.
Implantada numa área de 25 mil 597, 92 metros quadrados, o estabelecimento hospitalar de referência conta com três laboratórios para análises bioquímico, de sangue e outros testes rápidos, igual número de compartimentos de triagem, uma morgue, com capacidade de nove gavetas, incineradora, seis salas de espera, e outros serviços.
O Hospital do Luau está orçado em três mil milhões 955 milhões e 746 mil kwanzas do do Programa Integrado de Intervenção aos Municípios (PIIM).
A ministra Sílvia Lutucuta, acompanhada do governador provincial do Moxico, Ernesto Muangala, informou que a unidade sanitária vai servir, igualmente, de escola para formação de especialistas em várias áreas, sobretudo de medicina familiar.
A governante disse que parte dos oito mil profissionais inseridos recentemente no concurso público - médicos, enfermeiros, técnico de diagnóstico terapêutico – poderá assegurar o funcionamento da unidade sanitária.
Destacou a comodidade que os técnicos do sector terão, uma vez que o projecto contemplou a construção de dez residências.
O novo hospital está a ser reconstruído em consequência do anterior, de 40 camas, ter sido destruído pelas fortes chuvas acompanhadas de ventos e trovoadas, em Outubro de 2020.
A destruição do hospital obrigou a transferência dos doentes numa escola onde estão criadas condições mínimas.
Com a inauguração desse hospital de referência, a província do Moxico passa a ter 158 unidades sanitárias. Desse nível só o têm os do município do Moxico (130 camas) e Camanongue (180).
O Gabinete Provincial de Saúde controla dois mil e 422 funcionários entre médicos, enfermeiros, técnicos de diagnósticos e terapeutas, bem como pessoal administrativo.
O Luau, é um dos nove municípios que compõe a província do Moxico, conta com 87 mil e 890 habitantes (Censo 2014) e está localizado 334 quilómetros a leste da cidade do Luena.