Luanda - O Ministério da Saúde (MINSA) está a desenvolver uma série de acções para reforçar, cada vez mais, a atenção aos doentes de tuberculose, para se alcançar o acesso ao diagnóstico e tratamento precoces, soube a ANGOP.
De acordo com a directora Nacional de Saúde Pública, Helga Freitas, em declarações à imprensa, esta quinta-feira, essas acções, levadas a cabo pelo Programa Nacional de Luta Contra a Tuberculose, tem permitido a redução da morbilidade e mortalidade em pacientes que, diariamente procuram tratamento nos hospitais do país.
A directora nacional, que falava por ocasião ao Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, a assinalar-se a 24 de Março,espera que a doença deixa de ser a terceira causa de morte e um dos principais problemas de saúde pública.
Helga Freitas explicou que as acções em curso estão a prevenir a transmissão da tuberculose e que tem, igualmente, incidência na maneira de como combater a resistência aos medicamentos e garantir o aumento do acesso ao diagnóstico e tratamento da tuberculose nas comunidades.
Neste momento, garantiu que o Programa de Luta Contra a Tuberculose trabalha para mobilizar as comunidades sobre a doença e o seu tratamento nos hospitais do país.
Mas, a directora nacional mostrou-se preocupada com o facto de alguns pacientes diagnosticados com tuberculose estarem a abandonar o tratamento, uma situação que tem levado muitas pessoas à morte.
Helga Freitas considerou que o abandono ao tratamento por parte de alguns pacientes a nível de algumas províncias está a prejudicar a recuperação dos mesmos. EVC/VIC