Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Ministério da Saúde condena actos de violência contra médicos

     Saúde              
  • Luanda • Terça, 17 Outubro de 2023 | 20h33
Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta
Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta
Francisco Miúdo-ANGOP

Luanda - O Ministério da Saúde condenou, esta terça-feira, em Luanda, os actos de violência que colocam em perigo a vida e integridade dos profissionais da saúde, instalações e equipamentos destinados a salvar vidas humanas.

A posição foi manifestada pelo secretário de Estado da Saúde, Pinto de Sousa, quando falava, em representação da ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, sobre um caso de agressão a equipa médica do Hospital do Prenda, praticada no dia 13 do corrente mês, por familiares de uma cidadã do sexo feminino que deu entrada nesta instituição sanitária sem vida.

Segundo o secretário, o ministério tomou conhecimento desta invasão com profunda repulsa e manifesta a sua profunda solidariedade ao médico lesado e a todos os profissionais de saúde que, no dia-a-dia, colocam as suas vidas em risco no cumprimento do dever.

Informou que o gabinete jurídico está orientado para prestar todo o apoio jurídico legal à direcção do Hospital do Prenda, por formas a assegurar que os responsáveis por este “hediondo acto” sejam exemplarmente punidos.

Referiu que o Minsa trabalha com o Ministério do Interior, no sentido de aumentar a segurança do Hospital do Prenda e dos profissionais que nele desenvolvem as suas actividades, cujos detalhes estão em fase de finalização e serão implementados com carácter de urgência.

Reiterou o compromisso incondicional com a segurança e integridade físicas dos pacientes, corpo clínico e demais profissionais que labutam nas suas instalações. 

O secretário disse que tudo será feito, no sentido de evitar a repetição de actos semelhantes que causam graves danos à integridade física dos profissionais, de modo que estes exerçam a sua missão em segurança, paz e tranquilidade.

No dia 13 do corrente mês, familiares de uma cidadã do sexo feminino que deu entrada no Banco de Urgência do Hospital do Prenda já sem vida, invadiram e vandalizaram as instalações do Banco de Urgência, agrediram com objectos contundentes membros do corpo de segurança e alguns pacientes graves que acabavam de ser atendidos.

Agrediram ainda elementos da equipa de profissionais de saúde em serviço no local e atiraram, de uma janela do primeiro andar, um dos médicos em serviço, de cuja a queda resultou uma tripla fractura no membro inferior esquerdo.

Os agressores foram detidos no local e encaminhados às autoridades, para o competente procedimento criminal. EVC/OHA





Fotos em destaque

Projecto "Ilumina Angola" beneficia sete milhões de pessoas

Projecto "Ilumina Angola" beneficia sete milhões de pessoas

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 14h02

Escritor Atanagildo Paulo representa África no concurso literário da América Latina

Escritor Atanagildo Paulo representa África no concurso literário da América Latina

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h58

Desporto “rei” recupera coroa em 2024

Desporto “rei” recupera coroa em 2024

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h54

Central fotovoltaica do Cuito arranca em 2025

Central fotovoltaica do Cuito arranca em 2025

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h46

Executivo angolano aposta no fortalecimento da agricultura familiar

Executivo angolano aposta no fortalecimento da agricultura familiar

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h39

Corredor do Médio Kwanza promete alavancar SADC

Corredor do Médio Kwanza promete alavancar SADC

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h33

Petróleo renasce do declínio e alcança mais de 300 milhões de barris

Petróleo renasce do declínio e alcança mais de 300 milhões de barris

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h29

Dundo quadruplica produção de energia limpa

Dundo quadruplica produção de energia limpa

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h25


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+