Huambo – Quarenta e duas pessoas morreram, de Janeiro à presente data, na província do Huambo, vítimas de meningite, num total 103 casos diagnosticados, informou a supervisora de promoção de Saúde na província do Huambo, Sónia José.
Relativamente ao igual período de 2022, registou-se o aumento de sete mortes e de 40 casos diagnosticados.
Ao falar, esta sexta-feira, à imprensa, à margem do café de ideias com os jornalistas de órgãos públicos e privados de Comunicação Social, a responsável revelou que a província do Huambo tem uma taxa de letalidade de 40, 8 por cento.
Por isso, disse ser importante que a população saiba dos sinais e sintomas da meningite, para que, em caso da doença, consigam se dirigir, rapidamente, ao hospital mais próximo
Sónia José fez saber que o café de ideias com os jornalistas, uma iniciativa do gabinete da Saúde na província do Huambo, visou reforçar o apelo à divulgação da informação, tanto nas zonas urbanas, como nas rurais, para a redução dos casos da doença.
Referiu estar a ser desenvolvido, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), campanhas massivas de sensibilização da população nos 11 municípios da província do Huambo, sobre os perigos, sinais e sintomas da doença.
Adiantou que, segundo pesquisas realizadas pelo gabinete da Saúde local, o município do Huambo é, actualmente, o epicentro da meningite na província, com 37,7 por cento de casos registados.
A responsável esclareceu que a população deve, sempre que sentir sintomas, como a dor de cabeça, sensibilidade à luz, febre alta repentina, rigidez da nuca acompanhado de dor, vómito e convulsões, se deslocar o mais rápido possível a uma unidade sanitária.
Sensibilização da população
A propósito, o supervisor de promoção da Saúde da província do Huambo, José Lélis, confirmou, no município da Caála, a intensificação de acções de sensibilização sobre o perfil epidemiológico da meningite, com o objectivo de criar um sistema integrado de prevenção e controlo, entre as autoridades sanitárias e a comunidade, em geral.
Para o efeito, adiantou que cada um dos 11 municípios deverá preparar, entre 350 e 400 mobilizadores, na perspectiva de sensibilizarem a população, num período estimado de 90 dias.
Explicou que, numa primeira fase, as autoridades sanitárias abriram um programa de esclarecimento sobre as consequências e métodos de prevenção, dirigida aos
A meningite é uma inflamação das meninges, que são as três membranas que envolvem o cérebro e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central, sendo que é causada, principalmente, por bactérias ou vírus, mais raramente, pode ser provocada por fungos ou pelo bacilo de Koch, causador da tuberculose.
Em geral, a doença é transmitida de pessoa para pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções nasais, também por ingestão de água e alimentos contaminados e contacto com fezes.
A meningite tem como principais sintomas febres altas, dor de cabeça, um pouco de rigidez na nuca, falta de apetite e irritação, gripes e resfriados, sendo que doença principalmente entre menores de cinco anos. ZZN/LT/ALH