Saurimo- Quatro médicos que frequentam o terceiro ano de especialidade, no Hospital Pediátrico da Lunda-Sul, estão suspensos, por supostamente terem negado assistência a quatro menores em estado grave, na madrugada de quarta-feira, 11.
A informação foi prestada hoje, sexta-feira, pelo director do Gabinete Provincial da Saúde, Viegas de Almeida , sublinhando que os profissionais alegaram que não prestaram a devida assistência porque aguardavam a troca de turno, que aconteceria apenas às 8h00.
Fez saber que uma equipa da inspeção da saúde já está a trabalhar, no sentido de apurar a veracidade dos factos e, se forem apuradas as acusações, o caso será encaminhado para os órgãos de justiça para os passos subsequentes.
“Temos estado a apelar aos profissionais a mudarem de conduta, prestando serviços mais humanizados, para salvaguardando sempre o bem vida", realçou, apelando a população no sentido de continuar a denunciar casos do género, visando a responsabilização dos prevaricadores.
A província da Lunda-Sul conta actualmente com 117 unidades sanitárias, entre hospitais, centros e postos de saúde, assegurados por 638 enfermeiros e 116 médicos.MG/JW/HD