Quilenda- O médico especialista em clínica geral, Inácio Fragoso, alertou, esta segunda-feira, na vila da Quilenda, província do Cuanza-Sul, sobre a importância do tratamento preventivo da tuberculose, direcionado para pessoas diagnosticadas com a doença.
Inácio Fragoso, que falava numa palestra sobre “Os riscos da tuberculose”, explicou que a infecção latente da tuberculose ocorre quando uma pessoa apresenta infecção pelo Mycobacterium tuberculosis, bacilo causador da doença, mas sem a manifestação activa.
Disse tratar-se de pessoas que tendo sido infectadas pelo bacilo, correm alto risco de desenvolver a doença activa no futuro, daí a necessidade do diagnóstico, para interromper a cadeia de transmissão.
Esclareceu que, para o diagnóstico da tuberculose, a pessoa tem como foco a investigação dos contactos mais próximos, principalmente, os do ambiente familiar.
Lembrou que em 2024 foram registados três mil 543 casos, menos 210 em relação a 2023
Por sua vez, a administradora do município da Quilenda, Elizabeth Gonçalves, disse que a tuberculose é considerada uma das principais doenças negligenciadas, que durante séculos matou no mundo mais pessoas que qualquer outra doença e tem carregado o maior fardo relacionado com a pobreza e com a população vulnerável.
A tuberculose, causada pelo Bacilo de Koch (BK), que afecta prioritariamente os pulmões, é doença infecciosa e transmissível, que tem como principal sintoma a tosse.
A transmissão da doença ocorre quando, ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir, as pessoas com tuberculose ativa lançam no ar partículas em forma de aerossóis que contêm bacilos, podendo transmitir a doença para outras pessoas. IS/LC/ALH