Cabinda - O médico oncologista do Hospital Provincial de Cabinda, Pedro Elina, aconselhou quarta-feira, os cidadãos nacionais com idades superior a 40 anos a realizarem, regularmente, os exames de rotina sobre o cancro da próstata.
O especialista fez esse apelo quando dissertava, em palestra, o tema sobre “Diagnóstico precoce do cancro da próstata”, promovida pela Delegação Provincial do Ministério do Interior em Cabinda, no âmbito da jornada Novembro Azul.
Para a prevenção dessa doença, o médico destacou a importância da realização de exames de toque rectal, de exercícios físicos, assim como a redução do consumo de bebidas alcoólicas e tabaco.
Segundo o especialista, cerca de 80 por cento de homens que morrem por cancro da próstata ignoram as consultas de rotina sobre esta patologia.
Por sua vez, o delegado em exercício do Ministério do Interior em Cabinda, Victor Jerónimo, disse que a palestra ultrapassou as expectativas dos participantes por consciencializar o efectivo sobre a importância da realização de exames regulares para a prevenção desta patologia.ING/JFC/JL