Malanje- Mulheres de vários estratos sociais no município de Calandula, receberam hoje, explicações sobre as formas de prevenção e diagnóstico do cancro da mama, no âmbito da campanha "Outubro Rosa", que visa alertar as mulheres e a sociedade para a necessidade de combate à doença.
Durante o encontro que juntou cerca de 300 mulheres, a médica Domingas Joveth, apontou alguns procedimentos que concorrem para a descoberta precoce da doença, com realce para o auto-exame e a análise de mamografia.
Acrescentou que a observância de tais pressupostos aumenta as chances de cura do cancro da mama e, para a prevenção aconselhou as mulheres a adoptarem hábitos de vida saudáveis, como manter uma alimentação equilibrada, evitar o consumo de álcool e tabaco, e praticar actividades físicas regularmente.
A actividade foi promovida pela direcção municipal de Acção Social e Igualdade do Género e, este ano, a campanha “Outubro Rosa” decorre sob o lema "Prevenir é Vencer-Toque, Cuide e Previne".
Existem vários tipos de cancro da mama, com destaque para os carcinomas ductal in situ, mama invasiva, mama triplo negativo, câncer de mama inflamatório, doença de Paget, entre outros.
O cancro da mama é uma neoplasia (crescimento ou proliferação anormal, autónoma e descontrolada de um determinado tecido do corpo) que tem origem nos tecidos mamários, geralmente nos ductos (tubos que transportam o leite para o mamilo) ou nos lóbulos (glândulas que produzem o leite).PBC