Uíge - Uma palestra sobre medidas preventivas da cólera foi realizada hoje, quinta-feira, na cidade do Uíge, visando consciencializar a população sobre os cuidados a serem adoptados para a prevenção da doença.
Apesar de a província do Uíge não registar casos da doença, nos últimos tempos, a capital do país já registou, recentemente, mais de 20 pessoas padendo dessa enfermidade.
Como medida preventiva, as autoridades sanitárias da província do Uíge apostam na sensibilização da população sobre os cuidados de prevenção da cólera.
Em declarações à ANGOP, o director clínico da unidade sanitária, Babota Mansimina, aconselhou a lavagem frequente das mãos com água e sabão, consumir água tratada, lavar bem as verduras e frutas antes do consumo, entre outros métodos preventivos.
Despertou a população que a cólera requer tratamento imediato, para evitar a morte, por essa razão, considerou importante a hidratação e manter a higiene do local, entre outros cuidados.
Sobre a doença
A cólera é uma infecção do intestino delgado por algumas estirpes das bactérias Vibrio cholerae.
Os sintomas podem variar entre nenhum, moderados ou graves. O sintoma clássico é a grande quantidade de diarreia aquosa com duração de alguns dias. Podem também ocorrer vómitos e cãibras musculares. JAR