Luena – Uma mulher de 33 anos deu a luz a gémeas siemesas, na Maternidade Provincial do Moxico, soube esta, terça-feira, a ANGOP.
Gêmeos siameses são irmãos idênticos que nascem unidos por uma parte do corpo, como cabeça, tronco, costas, quadris ou ombros.
Eles podem compartilhar órgãos, como coração, pulmão, intestino ou cérebro.
De acordo com o director clínico da unidade sanitária, Assunção Marcos, as gémeas, que pesam três quilos e oitocentas gramas, nasceram ligadas pelo abdomem, sendo o segundo caso registado naquele hospital, nos últimos sete anos.
Em termos clínicos, disse, os petizes encontram-se bem, sem dificuldades, estando a unidade a procurar mecanismo, junto da família, para a transferência das gêmeas à Luanda, para serem submetidas a uma cirurgia.
A mãe dos bebés, Margarida José, disse que efetuou todas as consultas de pré natal e as respectivas ecografias, entretanto "não sabia que teria gêmeos siameses".
Margarida José solicitou apoio da sociedade e do governo para a realização da cirurgia aos menores.
Dados indicam que o primeiro caso do género na Maternidade Provincial do Moxico foi registado em Janeiro de 2017, quando os referidos gémeos estavam ligados pela cabeça. MT/ TC/HD