Huambo – Uma marcha de consciencialização e sensibilização dos homens para o rastreio precoce do cancro da próstata e evitar tabu ao toque rectal, marcou, este sábado, o encerramento da campanha “Novembro Azul” na província do Huambo.
A caminhada de três quilómetros, organizada pela Associação Angolana de Prevenção ao Cancro (AAPC) do Huambo, com a participação de diversas franjas locais, iniciou no pavilhão gimnodesportivo da cidade Baixa e terminou no Hospital Geral do Huambo, zona Alta, sob o lema “Se ame, se cuide e faça o toque”.
A propósito, a secretária da AAPC do Huambo, Dionísia Eutina, disse que a marcha serviu para encerrar uma série de actividades de sensibilização, como ginásticas e palestras sobre a prevenção, sinais e sintomas desta doença, tal como aconteceu com o cancro da mama nas mulheres, em Outubro último.
A intenção, segundo a responsável, é apelar e despertar a franja masculina de que a doença existe e deve evitar o tabu no exame e rastreio, normalmente realizado nos centros de oncologia do país.
Por sua vez, o médico patologista do Centro de Oncologia do Hospital Geral do Huambo, Júlio Neto, pediu mais divulgação do câncer da próstata, que, através do toque rectal antecipado, pode ser prevenido.
Informou que o Centro de Oncologia regista poucas consultas dos homens, daí ter diagnosticado, este ano, apenas cinco casos do cancro da próstata, contra quatro em 2023.
Na sua intervenção, o chefe do departamento de Saúde Pública na província do Huambo, Valentim Catolo, disse que a situação da região ainda é preocupante com os diversos tipos câncer, por isso, o gabinete tem sensibilizado os cidadãos a se precaver, pois a doença não tem causas específicas, senão o crescimento desordenado das células.
Apontou o avançar da idade, o histórico familiar, o sedentarismo, o consumo de bebidas alcoólicas e o tabaco como um dos maiores factores de risco deste câncer.
Para tal, aconselhou o envolvimento de todas as franjas sociais e aos homes para terem mais cuidado com a dieta alimentar, para além da redução do consumo de bebidas alcoólicas e a intensificação da prática do desporto ou exercícios físicos.
O cancro da próstata é um tumor maligno exclusivamente masculino, que se situa abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal por onde passa a urina em direcção ao exterior. ZZN/JSV/ALH