Uíge - Trinta e cinco crianças menores de cinco anos de idade morreram, nos últimos 11 meses, no município de Maquela do Zombo, na província do Uíge, vítimas de malnutrição, num total de 160 casos da doença registados naquela localidade.
Essa informação foi passada esta sexta-feira pelo supervisor do Programa de Nutrição do hospital municipal, João Salakiaku, que, sem precisar o registo de casos no mesmo período do ano anterior, disse apenas haver aumento de mortes de crianças por malnutrição.
O responsável explicou que do total de crianças que deram entrada na maior unidade sanitária da localidade, maioritariamente dos um a quatro anos de idade, 71 receberam alta médica, 24 abandonaram tratamento, 30 em tratamento e outras 35 perderam a vida.
João Salakiaku apontou como causas da má nutrição, o facto de algumas crianças desmamarem cedo, falta de alimentação saudável, entre outras causas.
Para travar a onda crescente de desnutrição na localidade, o técnico de saúde exortou as famílias a adoptarem uma dieta alimentar equilibrada, assim como o hospital tem abastecido leite. JAR