Malanje- Um Centro de Reidratação Oral e Tratamento da Cólera (CTC), adaptado numa unidade sanitária no bairro Cahala, na cidade de Malanje, foi aberto hoje, para acautelar e atender os eventuais casos da doença, na província.
A unidade com capacidade para internamento de 10 pacientes vai funcionar com 35 técnicos, entre médicos, enfermeiros e analistas, e destina-se ao atendimento e manuseio dos casos da doença, sobretudo de doentes do tipo A.
Com vista a constatar as condições materiais e outras para o seu arranque, o vice-governador provincial para o sector Político, Social e Económico, Franco Mufinda, visitou o local, tendo constatado a existência de condições de funcionamento 24 horas ao dia.
Em declarações à imprensa, o responsável disse que apesar de haver falta de camas coléricas, o Centro dispõe de soros, antibióticos e materiais gastáveis para atendimento aos casos de cólera, para além de meios descartáveis para os técnicos.
Por outro lado, Franco Mufinda frisou que o Governo está a trabalhar na componente de prevenção da doença, através da mobilização dos cidadãos nas comunidades, escolas, mercados e igrejas para o acatamento das medidas profiláticas, como a lavagem regular das mãos, consumo de água potável, entre outras.
Actualmente a província de Malanje não reporta nenhum caso da cólera, mas os trabalhos de prevenção decorrem, face à notificação nas províncias fronteiriças de Luanda, Bengo e Icolo e Bengo.
A cólera é uma doença bacteriana infecciosa intestinal aguda, transmitida por contaminação fecal-oral ou pela ingestão de água ou alimentos não tratados, que se manifesta com vómitos e diarreia moderados ou graves, podendo causar morte do paciente em pouco tempo. RM/NC/PBC