Luanda – Cerca de 310 mil pessoas estão vivendo com VIH/Sida em Angola, entre as quais 35 mil crianças dos zero aos 14 anos de idade, informou esta sexta-feira, em Luanda, o secretário de Estado da Saúde para Área Hospitalar, Leonardo Inocêncio.
Discursando no acto central do Dia Mundial de Combate ao VIH/Sida, assinalado hoje, 1 de Dezembro, o secretário referiu que, em termos percentuais, 58 por cento de pessoas vivendo com VIH (PVVIH) sabem do seu estado serológico e 49 por cento dos adultos beneficiam do tratamento com retrovirais.
Segundo Leonardo Inocêncio, foram registadas 15 mil novas infecções.
Na sua intervenção, falou da importância da expansão dos serviços de aconselhamento e testagem para o VIH (SAT), por garantirem o acesso da população ao diagnóstico precoce e aos cuidados de saúde médico e medicamentoso.
O número de serviços de aconselhamento e testagem aumentou de 15, em 2004, para 2.714 em 2022, nas 18 províncias.
Refere igualmente que o número de serviços de tratamento antiretroviral (TARV) de adultos passou de 3, em 2004, para 889.
Quanto aos serviços para tratamento de crianças, disse que passou de três para 428, no mesmo período.
Na sua intervenção, falou dos serviços de prevenção da transmissão do VIH de mãe para filho (PTMF), que aumentaram de três para 881.
Conforme o responsável, apesar de tantos esforços, Angola ainda está longe do alcance do compromisso de acabar com a SIDA até 2030.
Justificou a posição pelo facto da saúde estar interligada a outras questões essenciais, como a redução da desigualdade, garantia dos direitos humanos, igualdade de género, protecção social, desenvolvimento e distribuição da renda.
Taxa de prevalência
De acordo com dados do Instituto Nacional de Luta Contra o Sida (INLS), a taxa de prevalência do VIH em Angola é de 2,0 por cento.
A província do Cunene apresenta a maior taxa, 6,1 por cento, seguida do Cuando Cubango, com 5,5%, e do Moxico, com 4,0 por cento.
O Dia Mundial da Luta Contra AIDS, 1 de Dezembro, serve para desenvolver e reforçar o esforço mundial da luta contra esta doença. EVC/OHA