Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Mais de seis mil crianças rastreadas contra desnutrição em Ombadja

     Saúde              
  • Cunene • Quarta, 04 Outubro de 2023 | 18h09
Crianças desnutridas
Crianças desnutridas
Anabela Manzambi - ANGOP

Ondjiva -Seis mil 290 crianças dos seis meses aos cinco anos foram rastreadas contra desnutrição, de Julho a Setembro deste ano, no município do Ombadja, província do Cunene, no âmbito do projecto SWAER II, levado a cabo pela organização World Vision.

Das crianças rastreadas, 365 apresentaram desnutrição moderada e, por issso, estão a beneficiar do suplemento nutricional” plumpysup” mediante visitas domiciliares. 57 apresentaram anemia severa e foram encaminhadas para as unidades sanitárias.

A informação foi prestada esta quarta-feira à ANGOP, pelo coordenador da World Vision no Cunene, Isaías Ricardo, referindo que o projecto  prevê abranger 37 mil e 900 crianças até finais de Fevereiro de 2024.

Disse que o rastreio decorre a nível de 12 comunidades rurais e está ser levado a cabo por 21 agentes comunitários, com base  na identificação de crianças com desnutrição, assim como munir de conhecimentos sobre medidas preventivas da doença em 40 mil e 200 agregados familiares.

Isaías Ricardo fez saber que a instituição está a distribuir igualmente  papas com base no primix (farinha de soja, milho, óleo e açúcar) a um total de duas mil e 276 menores dos seis a 10 anos.

Disse que a acção enquadra-se no plano do reforço da segurança alimentar onde foram criadas três cozinhas comunitárias nas localidades da Chica com 773 crianças, Mucupe (756) e Calueque  (747).

Apontou como causa da desnutrição a insuficiência alimentar, derivado da seca cíclica que a região enfrentou nos últimos anos,   causando um impacto  negativo em termos de segurança alimentar nas famílias.

A par da desnutrição, disse que a organização está a desenvolver outros projectos ligados às componentes de água, saneamento e protecção à criança.

Relativamente à água e saneamento prevê-se a reabilitação de seis pontos ou sistemas de água até Junho de 2024, destes três já reabilitados, construção de 60 latrinas nas escolas.

Disse que o projecto decorre nos municípios da Cahama e Ombadja, com objectivo de contribuir para o desenvolvimento humano das comunidades vulneráveis, com criação de horta escolar e comunitária, multiplicação de cabritos. Neste quadro,  foram atribuídos 80 caprinos em benefício de 360 famílias.

Já na componente de protecção da criança e apoio psico-social, a organização está trabalhar no reforço das redes locais de protecção de menores, aumento do acesso aos serviços para as famílias mais vulneráveis, mediante a atribuição de cestas básicas mensal, composta por 30 kg de farinha de milho, seis de feijão e três litros de óleo vegetal

Consta ainda das acções da World Vision, o fornecimento de serviço de saúde nos seis municípios da província, através da criação de 59 clubes escolas.

 A Visão Mundial Internacional é uma ong internacional de ajuda humanitária, assente em princípios do cristianismo e fundada em 1950. Trabalha em parceria com a Unicef, a Organização Mundial da Saúde e Organização Internacional do Trabalho. FI/LHE/ART

 

 

 





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Von der Leyen anuncia mais 3,5 mil milhões para a Ucrânia

 Segunda, 24 Fevereiro de 2025 | 12h40

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+