Ondjiva - Oito mil 315 pessoas foram imunizadas, nos últimos sete dias, na província do Cunene, com a dose única da vacina Johnson & Johnson, no âmbito da campanha massiva de vacinação contra a Covid-19.
A campanha, que reserva um total de 14 mil e 400 doses da Johnson & Johnson, terá a duração de 10 dias, devendo abranger cidadãos maiores de 18 anos de idade, dos seis municípios da província, conforme fez saber o porta-voz da Comissão Multissectorial da Prevenção e Combate à doença, Félix Belarmino.
Em declaração à ANGOP, disse que das doses recebidas três mil foram para o município do Cuanhama, enquanto Ombadja, Namacunde, Cuvelai, Curoca e Cahama beneficiaram de duas mil doses cada.
Encontra-se em stock mil 400 doses, realçando que o processo está a decorrer de forma satisfatória, com a adesão massiva dos cidadãos, cuja vacina vai permitir controlar melhor as populações, por ser dose única.
Félix Belarmino disse que foram criados oito postos fixos na fronteira de Santa clara, Chiedi, Xangongo, Casa da Juventude de Ondjiva, Mukulongodjo, Oncócua e Cahama.
A par dos postos fixos, estão em acção os postos móveis que trabalham junto aos mercados informais de Oshamukuio, Alemanha e nas comunas de Evale, Oshimolo, Mupa, Calonga, Mocupe e Calueque, que vão atingir as 20 comunas.
Estão envolvidos, nesta campanha, 255 técnicos da saúde, dos diferentes órgãos do Ministério do Interior, Forças Armadas e voluntários.
O porta-voz fez saber que a província prevê receber no decorrer desta semana 12 mil 600 para primeiras doses da vacina da AstraZeneca.
Desde o início da pandemia, Cunene tem um acumulado de mil 280 casos, destes 43 resultaram em óbitos, 40 activos e mil 197 recuperados.