Viana - Dois mil e 103 pacientes beneficiaram de assistência médico-medicamentosa, em Viana, na recente Feira de Saúde Integrada, promovida com foco na nutrição de crianças menores de cinco anos.
Os dados foram avançados à ANGOP, nesta segunda-feira, pela sua responsável, Matondo Beatriz Beirão, ao fazer o balanço dos dois dias da actividade, uma iniciativa dos Centros de Saúde do distrito da vila sede com apoio de 62 técnicos.
Em consulta de nutrição, foram atendidos 305 pacientes, dos quais 278 moderados e sete graves encaminhados para o Centro Nutricional local, assim como 832 em medicina, 639 em pediatria, 43 em estomatologia, 21 em psicologia.
Cento e dois (102) outros beneficiaram de vacinação, testagem do VIH 44, consulta pré natal 38 e planeamento familiar 79.
A fonte notou ainda o registo diário, só no Centro de Saúde Ana Paula dos Santos, de entre 20 a 30 crianças com má nutrição, o que motivou a realização da feira, para levar os serviços de saúde junto das comunidades.
Ressaltou que a hipertensão arterial foi o diagnóstico mais frequente entre adultos de 45 anos, apelando a população ao baixo consumo de sal, gordura e investir em exercícios físicos.
Matondo Beirão frisou ainda o facto de a feira, decorrida no campo adjacente ao mercado da Sanzala, ter cumprido com o seu objectivo, de oferecer rastreios nutricionais e orientações de saúde, especialmente para famílias vulneráveis.
A Direcção Municipal de Saúde de Viana realiza, periodicamente, Feiras de Saúde para garantir assistência médica aos habitantes da circunscrição. Conta sempre com a parceria da Polícia Nacional (PN) sobretudo dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros .
Com três milhões de habitantes, o municipio de Viana agrega os Distritos Urbanos da Estalagem, Vila Flor, Zango, Baia, Kikuxi, Vila sede e a comuna do Calumbo. HDC/SEC