Viana – Treze mil e 99 pessoas com lesões reversíveis e irreversíveis beneficiaram de tratamento no Centro Ortopédico Polivalente Dr. António Agostinho Neto de Viana (Luanda), de Janeiro à Junho do ano em curso, menos 2002 em relação a igual período anterior.
Em 2023 foram atendidas mais utentes, num total de 15 mil 101 e este ano de 2024 o atendimento foi menor, de acordo com o director geral, Bértil Miranda Afonso Cassoma, porque houve demora no pagamento das despesas de funcionamento no período em análise.
Não havendo este pagamento, prosseguiu, criou-se estrangulamento na aquisição de bens e serviços e como consequências a diminuição na gestão do fluxo de pacientes.
Fruto do concurso público realizado em 2022, acrescentou, na quota adicional em 2024, o centro ficou sem alguns profissionais que concorreram para actualização de categorias e que após a actualização tiveram que ser colocados em outros hospitais aonde havia maior necessidade de quadros.
Bértil Cassoma explicou que o Centro atendeu Sequelas de Acidente Vascular Cerebral, vulgo AVC, Sequelas de fracturas (amputações e outras), Espondiloartrose, Lombociatalgias, Limitação funcional por gonartrose, Limitação funcional por Coxartrose, Lombalgias, Dorsalgias, Cervicalgias e Deformidades do pé.
Com 318 funcionários, a Instituição possui nove médicos, dos quais sete angolanos e três expatriados de nacionalidade cubana, para além de outros especialidades médicas, nomeadamente, três Fisiatras , dois Ortopedistas, um Internista, um Cardiologista e os demais médicos gerais.
O estabelecimento de saúde conta igualmente com especialistas nas áreas de diagnóstico e terapêutica como ortoprotesistas, terapeutas da fala, fisioterapeutas, analistas clínicos, radiologistas, estomatologistas, farmacêuticos e também alguns enfermeiros com bastante experiência.
Porém, assegurou estarem bem servidos por possuirem uma infra-estrutura adequada aos respectivos serviços, tendo admitido ser das melhores neste momento que o país possui para tratamento nas aludidas especialidades.
Para além da reabilitação de lesões, contém ainda valências na prestação de serviços de clínica geral, medicina interna, fisiatria, urologia, ortopedia, psicologia e estomatologia.
Conta igualmente com serviços de apoio ao diagnóstico e terapêutica tais como fisioterapia (terapia em grupo adulto, mecanoterapia adulto, terapia ocupacional adulto, mecanoterapia infantil, laboratório, imagiologia –RX, Farmácia, Ortoprotesia, (oficina ortoprotesica, vulcanização e Oficina de muletas e cadeira de rodas)Serviços de Odontologia,Serviços de Ortoprotesia, entre outros serviços.
O Centro Ortopédico Polivalente Dr. António Agostinho Neto, então Centro Ortopédico de Viana, é uma instituição estatal de referência nacional, de nível terciário no quadro de classificação dos Centros Ortopédicos e de Reabilitação da Pessoa Portadora de Deficiência Física, sensorial e motora . Foi fundado a 27 de Agosto de 1990. AA/SEC