Saurimo – Cento e 13 mil crianças dos zero aos cinco anos de idade foram imunizadas contra a poliomielite na província da Lunda-Sul, durante a campanha nacional de vacinação decorrida de 17 a 19 do mês em curso.
Em declarações, esta terça-feira, à ANGOP, o chefe do departamento de Saúde Pública e Controlo de Endemias, Domingos Txiculo, disse que a campanha decorreu sem sobressaltos, permitindo atingir 97 por cento da meta perspectivada.
Salientou que, para atingir esse número, as autoridades sanitárias contaram com a colaboração de cerca de 600 técnicos, entre vacinadores, registadores, mobilizadores e logísticos, que desdobraram-se nas residências, mercados, centros de saúde, escolas, creches e igrejas para vacinar as crianças dos quatro municípios da província.
Entretanto, apelou aos pais e encarregados de educação cujos menores não foram vacinados a se dirigirem aos pontos fixos montados nas diferentes unidades sanitárias da região, de modo a imunizarem os menores.
A poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que pode infectar crianças e adultos, cujos casos graves podem acarretar paralisia nos membros inferiores.QB/JW/MCN