Uíge - Cento e 28 crianças de mães seropositivas nasceram livres do VIH/SIDA nas unidades sanitárias da província do Uíge, no ano de 2023, no âmbito da campanha “Nascer Livre para Brilhar”.
Em declarações à imprensa, esta terça-feira, na cidade do Uíge, a directora do Gabinete Provincial da Saúde, Kavenaweteko Malavo, disse que comparativamente ao ano anterior, há um aumento de seis crianças que nasceram livres da doença.
Considerou positivo o resultado da campanha na região, por estar a contribuir para a redução de casos de VIH/Sida em recém-nascidos, nas diversas instituições sanitárias.
A responsável destacou o trabalho de sensibilização às mães grávidas infectadas com a doença, através de um programa conjunto do Gabinete Provincial da Saúde e outras organizações envolvidas no projecto.
Durante o ano 2023, 19 pessoas morreram na província do Uíge, vítimas de HIV/SIDA, menos 27 óbitos em relação ao mesmo período do ano anterior.
No mesmo período, foram testadas 42 mil pessoas, resultando em 584 casos positivos, contra 28 mil 820 pessoas (404 casos positivos). NM/OHA