Saurimo - Oitenta e oito postos de saúde da província da Lunda-Sul passaram à unidades orçamentadas , desde Novembro deste ano, com vista a dinamização dos serviços prestados à população.
A informação foi prestada hoje, quinta-feira, em Saurimo, pelo governador da Lunda-Sul, Daniel Neto, durante um encontro com os gestores hospitalares da província, sublinhando que a independência financeira e administrativa das referidas unidades, vai contribuir na melhoria da assistência médica e medicamentosa.
Sem revelar a dotação orçamental anual de cada posto de saúde, o governante pelou aos gestores no sentido de pautarem por uma gestão responsável, racional e cuidadosa, assegurando aos utentes um serviço eficiente e de qualidade.
Disse que com os 88 postos de saúde, a província eleva para 102 unidades orçamentadas.
Reconheceu que apesar dos esforços do Executivo, o sector da Saúde ainda apresenta problemas desafiantes , sobretudo na qualidade da assistência médica , um desafio que exige abnegação e comprometimento de todos, com realce para os profissionais que lidam directamente com os utentes.
Quanto à aquisição de medicamentos, o dirigente anunciou que a partir de Janeiro de 2025, a província vai optar pelo modelo de compras agrupadas, de modo a ajudar aquelas unidades que recebem poucas verbas.
“Não queremos que os doentes saiam das unidades sanitárias com as receitas para adquirir os fármacos por conta própria, a luta é colocar à disposição os medicamentos essenciais nas nossas unidades", realçou.
A província da Lunda-Sul conta actualmente com 117 unidades sanitárias, entre hospitais, centros e postos de saúde, assegurados por 638 enfermeiros e 116 médicos.MG/JW/HD