Luanda - Setenta e dois mil 951 doentes foram atendidos, no primeiro semestre deste ano, no Hospital do Prenda, em Luanda , informou hoje, sábado, o director dessa unidade hospitalar, Tomás Cassinda.
Falando à Angop, no quadro da visita de constatação efectuada este sábado, pelo Presidente da República, João Lourenço, ao hospital, Tomás Cassinda explicou que 26 mil 877 pacientes foram atendidos no banco de urgência e outros 46 mil 74 nas consultas externas.
Informou que foram realizadas, nesta unidade, sete mil 652 cirurgias, entre normais e de alta complexidade.
O médico realçou que diariamente são atendidos setecentos doentes neste hospital, que beneficia de obras faseadas de reabilitação e ampliação e possui uma capacidade de 250 camas e 82 monitores de hemodiálise.
Segundo o responsável, os pacientes passam por diversas especialidades, nomeadamente as urgências, consultas externas, fisioterapia e doentes em regime diálise ambulatórios.
O Hospital do Prenda é uma unidade sanitária de nível terciário que presta atendimento médico e cirúrgico de média e alta complexidade.
Serve também de apoio às instituições de formação em ciências da saúde, em programas de graduação e pós-graduação.
A funcionar desde 1974, o Hospital do Prenda presta atendimento nas especialidades de neurologia, ortopédia, cirurgia geral, oftalmologia e medicina interna. É uma das primeiras unidades do país a realizar cirurgias plásticas reconstrutivas.
A área de serviços inclui os sectores de lavandaria, farmácia, fisioterapia, laboratório, banco de urgência, área administrativa, recursos humanos e uma secretaria-geral.
O edifício do hospital, com quatro andares, tem capacidade para atender 250 doentes acamados.
A unidade conta com um total de 543 trabalhadores, entre médicos, enfermeiros e técnicos de laboratório. EVC/OHA