Malanje- Pelo menos quinhentos cidadãos de vários estratos sociais, beneficiaram hoje, domingo, de assistência médica gratuita durante uma Feira da Saúde promovida pela Missão Nordeste de Angola da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que visou, sobretudo ajudar pessoas necessitadas.
Durante algumas horas foram realizadas consultas de pediatria, malária, medicina familiar e natural, estomatologia, ecografia, entre outros serviços, para além de aconselhamentos, entrega de fármacos e encaminhamento dos casos complexos as unidades hospitalares.
O secretário executivo da Missão Nordeste de Angola da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Fernando Armindo, disse que a actividade enquadrou-se no âmbito do Plano de assistência social das comunidades para 2025, denominado “Meu talento, bênção para a minha comunidade”.
Precisou que a jornada contou com participação de 100 técnicos de saúde, entre médicos e enfermeiros adventistas e não adventistas e teve apoios dos Hospitais Geral e Municipal de Malanje.
No âmbito da assistência social disse que está agendado para o dia 25 deste mês, assistência gratuita em matéria jurídica aos reclusos da Comarca de Malanje, visando sensibiliza-los a aceitar a condição carcerária a que estão submetidos e a ter esperança de dias melhores no futuro, bem como ajuda-los a resolver as suas necessidades jurídicas.
A campanha vai envolver juristas e estudantes de direito que são crentes da referida congregação religiosa e vai culminar com a entrega de livros e de bens de primeira necessidade e de higiene.
Alguns beneficiários consideraram pertinente a iniciativa da Igreja Adventista, na medida em que permitiu aos cidadãos aferir o seu estado de saúde e receber medicamentos essenciais a custo zero.
Apelaram para a contínua realização de eventos similares e outras de índole social.
O Plano “Meu talento, bênção para a minha comunidade” é uma iniciativa que envolve os religiosos adventistas em acções sociais gratuitas nas respectivas áreas de formação, que visa contribuir para a harmonia e bem-estar das pessoas. NC/PBC