Saurimo - Quarenta e seis crianças nasceram livres do vírus do HIV/SIDA, na Lunda Sul, no primeiro semestre do ano em curso, contra 153 do período homólogo de 2022, informou hoje, sexta-feira, em Saurimo, a supervisora do Programa de Luta Contra a doença na região, Luísa Charles.
Em declarações à ANGOP, a responsável fez saber que foram igualmente nascidas de mães seropositivas 233 crianças que estão expostas ao HIV, contra as 154 do igual período de 2022.
Por outro lado, Luísa Charles fez saber que a nível da província, 142 gestantes foram admitidas no Programa de Prevenção da Transmissão do HIV de Mãe para Filho (PPTHIMF), sendo o município de Saurimo a liderar a lista com 125 grávidas.
No mesmo período, o programa realizou um total de 19 mil 357 testes, com 852 casos positivos, que estão já em tratamento com anti-retroviral.
Disse que o abandono ao tratamento é um grande problema que ainda persiste, mas de modo a reverter o quadro, o programa tem realizado busca activa destes pacientes, com vista a seguirem a terapia.
"Infelizmente muitos doentes não cooperam com o programa, no que toca ao tratamento, desaparecem, fornecem endereços e contactos falsos, o que efectivamente dificulta o acompanhamento da terapia”, denunciou.
No que toca aos fármacos, a supervisora garantiu terem suficientes para responder até os próximos três meses. MG/JW/ART